Os quatro leitores que ocasionalmente consultam este espaço, ter-se-ão intrigado com a ausência de pitéu natalício partilhado pelo Chefe. A verdade, meus caros, é que sou um homem de tradições.
No Natal não há espaço para invenções. É bacalhau, é peru, são rabanadas e é o DVD do Sozinho em Casa II a rodar em loop no leitor.
Já para o Ano Novo, as regras mudam. O ano termina, e é a altura perfeita para experimentar. Se correr mal, vira-se a página e começa um novo ano, pródigo em sucessos culinários.
1. O dia começa com um pequeno-almoço de requinte:
Iogurte de amora com cebolada
Ingredientes:
1 litro de leite de bode
27 a 1000 amoras silvestres
1 cebola pequena
azeite e mel q.b.
Vista-se de forma larilas e vá até ao bosque mais próximo com um cestinho de vime no braço e trauliteie cançonetas do Música no Coração. Procure por uma amoreira silvestre e colha as amoras mais maduras para o cesto. Volte para casa na mesma toada maricona.
Ferva um litro de leite de bode (um dia explico-lhe como se obtém esta iguaria, por agora vá comprá-lo ao Zé Punheteiro, pequeno comerciante com estabelecimento montado em Vila Nova da Cerveira, junto ao EcoMarchê), deixe repousar e coloque uma hora no congelador. Retire, volte a ferver, congele outra vez, depois ferva, congele e ferva outra vez. Deixe a repousar 2 horas. Vai-se tranformar em iogurte.
Junte ao preparado as amoras e esmague com os calcanhares. Frite uma cebolinha pequena em azeite e mel e coloque no topo do iogurte. Coma em três colheradas grandes.
2. Não se almoça.
(provavelmete vomita-se durante uma boa parte da tarde)
3. O Jantar
Faça uma torradinha com pão de centeio e barre um niquinho de manteiga magra. Aínda deve estar com o estômago numa lástima.
4. A meia noite
Em vez das tradicionais 12 passas, passará as badaladas a mandar brufenes para o bucho, tal é a agonia que o cabrão do iogurte lhe causou.
E pense...comparando com o que agora acaba, o primeiro dia do Ano vai ser espectacular.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Gostaria de questionar o Chef Fred se tem alguma receita de Àguia em natas, ou com cebolada.
Atentamente
Hugo Pinto
Caro Hugo Pinto,
A àguia é um bixo cuja carne não serve para comer, mas sim para vangloriar.
Mas faço um dragão com mel que é uma delícia! Um dia partilho a receita.
Abraço cordial,
O Chefe Fred
Enviar um comentário