quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Etíopezinha


Igredientes:

1 fio de esparguete
1/2 grama de Gengibre
1 Lápis de cera Azul Cyan
1/4 cebola pequena
2 fatias de pão de forma velhas
2 rodelas de nabo
1 talo de couve portuguesa
5 cl de água destilada

Quem se desloca à cidade do Porto, não pode deixar de provar o ex-líbris gastronómico da região: a Francesinha.
Reconheço que se trata de um prato bem conseguido, provido de sabor, robustez e originalidade. Mas convenhamos: com uma no bucho, o consumidor passa as três horas seguintes em lenta agonia, lutando contra uma imensa vontade de expelir tudo através de um desagradável regurgito.

Respondendo a isto, apresento a Etíopezinha: simples, leve, saudável e deliciosa.

Ferva 1 centilitro de água com uma pedra de sal e um fio de esparguete.
Num púcaro à parte, faça um refogado com 1/4 de cebola de pequeno porte, 1/2 grama de gengibre e um talo de couve portuguesa. Quando a cebola estiver mais loira que o Herman José, junte ao preparado uma chávena de café de água destilada e deixe ferver. Adicione um lápis de cera azul cyan e mexa em lume brando durante 5 horas, começando no sentido do ponteiro do velocímetro da sua viatura e invertendo-o a cada meia hora. Deverá obter um preparado cremoso, azul mas a descair para o amarelado.

Num pirex de reduzidas dimensões, alterne uma fatia de pão de forma duro como um torresmo com uma rodela de nabo. Duas camadas de cada é a quantidade ideal.

Cubra esta pilha com o molho preparado anteriormente e coloque no topo da mesma o fio de massa, disposto em espiral.

Leve ao forno, previamente aquecido a 850º e retire quando o esparguete estiver carbonizado.

Sirva com meia courgette ralada e acompanhe com um delicioso chá de batata.

Nota do Chefe: Esta receita não deve ser interpretada como uma declaração de guerra à parente francesa. Acredito que as duas podem conviver num clima de paz e harmonia, não só na Invicta, como também em todos os locais onde existam pessoas parvas.

4 comentários:

simples(mente) disse...

muito obrrigado por ter resolvido voltar a inventar algo par nosso agradavel prezer que ainda por mais nos pode tirar o aptite que por vezes nos atromenta sem aquela rzao aparente.... aquele abraço simples[mente] fabuloso

huGo disse...

Depois de ter perdido 4 semanas a preparar todos os ingredientes chego à parte dos torresmos que não estavam na lista inicial de ingredientes. Lamentável.

fredrich disse...

Caro Hugo:

Agradeço o seu interesse, mas rogo para que o redobre. A receita não inclui o ingrediente torresmo. Apenas disse que a fatia de pão de forma deve estar dura como um.

Reenvio para si o "lamentável".

Obrigado

huGo disse...

Caro Chef Fred:

Peço desculpa pela minha ignorância e arrogância. Percebi que enquanto dispúnhamos as fatias de pão de forma no pyrex comiamos um torresmo com uma fatia de nabo.
Lamentável da minha parte, e mais uma vez mil desculpas.
PS: adoro a nova cor de fundo do site, aquela toalhinha já tinha algumas nódoas..
Cumprimentos Cordiais,
Master Hugh